O que é a revisão de textos?

educativa-libro-abierto-de-texto_318-38381

A revisão de textos é uma ferramenta para aprimorar o seu texto. Há muitos contextos que precisam de uma boa revisão, de modo que você não seja mal compreendido e que o texto não apresente falhas ou ambiguidades não-propositais. Qualquer texto deve ser legível. E um bom revisor é capaz de corrigir erros ortográficos e gramaticais, além de sugerir mudanças na estrutura e no direcionamento.

Quando você precisa de revisão de textos?

Imagine que esteja na faculdade. E que tenha artigos científicos, TCCs e monografias para entregar. Com a correria, falta de tempo, o revisor pode deixar o seu texto limpo, averiguando as conjunções, as ideias que você utilizou e tentando fazer com que o texto seja lido sem nenhum equívoco. Quando escrevemos um texto e relemos estamos fadados a esquecer de erros simples, uma vez que sabemos de cor o conteúdo e não conseguimos racionalizar corretamente. O revisor são os outros olhos, entende? Ele não deixará passar o erro. Afinal, será a primeira vez que ele estará lendo, logo, não haverá vício na leitura.

O revisor “arruma” seu texto, aprimora. Coloca nas normas da ABNT, se necessário. O importante é que você entenda a importância de uma boa revisão na hora de entregar os trabalhos, uma vez que o professor deve ler e compreender o que está sendo dito. A nota também pode mudar. A partir do momento que o texto é construído com propósito e as palavras são costuradas devidamente, o texto fica mais gostoso de ler, mais fluido.

Lembrando sempre que o revisor não irá redigir o seu texto. Ele ira revisa-lo. E também não mudará o tom do texto, o seu estilo de escrita. Deve-se respeitar a voz do autor, sempre.

Se você escreveu um livro, o revisor também é super importante. Os livros podem criar novos universos. E, como já dito anteriormente, o autor fica viciado na leitura, não sabendo ao certo o que pode ser mudado ou não. O revisor ajuda a esclarecer e aprimorar o que está escrito, substituindo palavras repetidas, melhorando a legibilidade. Nesse momento é válido ressaltar que o revisor deve respeitar o que o autor quer dizer, por isso que qualquer dúvida deve ser sanada.

Cardápios, manuais, livros didáticos, e tantos outros tipos de textos devem ser revisados, desde os mais simples até os maiores e mais complexos.

Todo revisor deve saber as novas normas, manter-se atualizado!

A revisão de textos é imprescindível! E aí, está precisando?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s