Definir preço na carreira freelancer

preco

A pergunta que nãoquer calar: “Como definir o preço?”.

É muito comum as pessoas me perguntarem qual é o preço ideal para cobrar por uma revisão, por uma redação, tradução ou transcrição. Para os dois últimos eu considero entrar no site Sindicato Nacional dos Tradutores para se ter uma ideia melhor e mais justa, uma vez que o preço é muito condizente. Já para os trabalhos de revisão e redação há outros fatores que podem influenciar na precificação.

Preço de uma revisão de texto

Em primeiro lugar o profissional deve ter qualificação. Não adianta querer se aventurar no mundo de revisão se não sabe corrigir o próprio texto ou quando tem dificuldade em redigir uma redação. A Língua Portuguesa não é fácil, portanto, é recomendado que tenha estudado ou feito cursos para lhe deixar mais seguro e mais confiante em seu trabalho como revisor. Eu, por exemplo, fiz graduação em Letras (Português e Inglês) e faço mestrado na mesma área. Além disso, tenho diploma de Letras Bacharelado em Edição, em que foi contemplado diversos módulos de revisão e edição de texto e imagem. E hoje trabalho com isso.

No começo foi difícil especificar o preço porque não tinha experiência. Você conversa com as pessoas, comenta, pesquisa e precifica. Conforme você vai ganhando experiência e confiança e, acima de tudo, qualificação, você deve valorizar ainda mais o seu trabalho. Imagine uma profissional cobrar muito abaixo sendo que seu currículo é impecável? Não bate as informações. O mesmo vale para o contrário: se você não conhece o serviço, não tem qualificação, não pode cobrar um preço muito acima. É preciso conquistar a clientela, aprimorar a sua correção e assim por diante.

Dessa forma você saberá qual preço vale a sua revisão de textos. No começo é bom pesquisar, mas depois de um tempo precifique o seu preço, não comparando com ninguém mais. Afinal, cada um é cada um.

Aliás, não posso esquecer de falar o quanto é indispensável cobrar pela quantidade de caracteres e não por página quando se é revisão. Lembro-me de uma amiga que cobrou R$ 50,00 para revisar um TCC de 60 páginas, mais ou menos. Ela cobrou por página. Posso dar a certeza que o valor foi totalmente errado porque ela teve muito mais trabalho. A revisão é de textos e também pode estar vinculado às normas da ABNT. Imagine cobrar por página e o TCC (monografia, artigo) tiver muitas imagens? É injusto. Portanto, cobre pela quantidade de caracteres. Há pessoas que cobram a cada 1.200, 1.500 caracteres (o que caberia em uma página), configurando uma lauda. Vai de você como profissional.

Preço de uma redação para internet

Que fique bem claro que o serviço de redação oferecido pela Freelancer Anônima não diz respeito à produção de TCCs, monografias, e sim em relação à artigos para internet, portais e sites aleatórios sobre assuntos acerca de beleza, moda, gastronomia, turismo, entretenimento, marketing e por aí vai.

A precificação da redação parte do mesmo princípio da revisão. Porém, é válido falar que eu analiso o tema, a dificuldade, o prazo e a quantidade de palavras (não de caracteres!). Para mim não é apenas criar um texto, é o conjunto da obra. E assim eu precifico.

Você tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s