Onde me encaixei na profissão freelancer

desafio-encaixe-new-art_mlb-o-2743538653_052012

Quando alguém fala que é mil e uma utilidades é preciso que você desconfie. Afinal, muitas pessoas dizem que quando você se foca em muitas atividades, dificilmente você fará todas com a mesma qualidade, com a mesma aptidão e motivação. Uma coisa é você mudar de emprego para tentar outra área, outra coisa é pegar qualquer trabalho que vier pela frente. Isso não é considerado a forma de aumentar a experiência, ok? Pelo contrário, quanto menos objetivo for, mais difícil passará credibilidade naquilo que realmente é bom e gosta de fazer.

Freelancer Anônima na área!

E na carreira freelancer não poderia ser diferente. Veja o Freelancer Anônima por exemplo. Me considero um tanto quanto sortuda de ter passado em diversas áreas de conteúdo para conseguir definir qual segmento curto mais. Não por estar perdida e sim porque a área permite essa liberdade e flexibilidade. No começo eu só produzia textos e conforme você conhece outras pessoas, aumentam os serviços e as modalidades, como o caso da revisão.

Revisão de textos

Revisar texto é uma terapia para mim. Além de você estar lendo algo interessante, você também é a responsável em transformar o texto legível, compreensível, fácil e descomplicado de ler. Então, observar a coesão, a coerência, os conectivos utilizados e até o formato do texto são aspectos que merecem muita atenção. Ao contrário da redação de texto, a revisão é mais padronizada, mais gostosa de fazer, pelo menos na minha opinião.

Aliás, vocês precisam saber algo: sou apaixonada pelo inglês. E consegui treinar e praticar a minha segunda língua com a produção de textos e, claro, na tradução e na transcrição que me ajudam a conhecer melhor a língua. Entretanto, a tradução deve ser feita com muito cuidado para que o texto seja interpretado corretamente, afinal, o objetivo é deixá-lo idêntico ao original usando a sua língua. É minucioso o trabalho, mas também divertido porque é desafiador.

Então, pode-se dizer que a revisão e a tradução são as áreas que mais curto e que me sinto bem trabalhando. Porém, o mercado de trabalho é ainda mais acirrado, logo, é preciso se destacar na multidão e fazer com que o seu serviço seja referência e passe credibilidade. O que ajudou muito nesse processo foi a faculdade e o mestrado em Letras, porque é um universo repleto de possibilidades e horizontes.

No começo da minha carreira de freelancer eu só produzia textos, artigos para MUITOS sites. Só que existe uma certa desvalorização ou desmotivação, sabe? E até cansaço, porque pode te desgastar completamente. Por isso a necessidade de aumentar as chances e as modalidades, escrevendo, revisando, traduzindo.

E não é brincadeira para mim, pelo contrário, é a minha profissão. O Freelancer Anônima não é 1001 utilidades, o meu objetivo é trabalhar com o texto em diversas modalidades.

E qual é a sua área? O que você ama fazer?

Deixe um comentário

