Vida de freelancer: organização

1476575545

Oi galera! Como estão hoje? Estava pensando no que poderia falar com vocês. E como estou fazendo um panorama sobre o dia a dia de uma freelancer, é bacana também comentar sobre a necessidade de ser organizado nessa carreira. Para revisar um texto, traduzir ou produzi-lo, a pessoa precisa estar concentrada, descansada e saber priorizar as tarefas para não atrapalhar todo o seu cronograma.

Ser organizado

E ser um indivíduo organizado é o melhor caminho. Como já disse a vida de freelancer pode ser instável em algum momento, uma vez que nem sempre terá trabalhos disponíveis. Por isso, antes que perca qualquer oportunidade, você deve definir o seu limite. Primeiro de mais nada é recomendado que você delimite o horário em que irá trabalhar, para que se torne uma rotina e para que você consiga se acostumar com o homeoffice.

E como é provável que você passe a maior parte do seu tempo em casa, é necessário que você estipule horas de descanso para distrair a sua atenção e simplesmente fazer qualquer outra coisa. Dessa forma, quando voltar ao trabalho estará menos cansada e desmotivada. Estabelecer intervalos faz com que você fique mais produtivo ao longo do dia. E como trabalhar no computador pode ser o grande influenciador de desvio de atenção (por conta das mídias sociais), é válido não cair em tentação quando estiver realizando algum trabalho.

Ser comprometido

O que está muito relacionado com a organização é o comprometimento, uma vez que você deve respeitar os prazos e respeitar o seu próprio limite. Aquela história de que a quantidade importa mais que a qualidade é totalmente fora, porque eventualmente você irá perder clientes e a sua mente e corpo ficarão mais cansados e esgotados. Aos poucos é possível escolher os trabalhos que mais lhe agradam e que dão um retorno esperado. Logo, não se estressa, mantenha as suas palavras e entregue sempre no prazo estabelecido.

Muita gente acredita que ser freelancer é fazer “bicos” e se formos reparar, a carreira freelancer permite que busquemos áreas diferentes. Mas, lembre-se: priorize sempre aqueles serviços que foram pedidos primeiro. E, conforme você concilia os trabalhos, mais freelas você irá conseguir pegar. Porém, preste atenção ao preço também. Às vezes não compensa você se matar para entregar um texto ou uma revisão urgente só porque imploraram. Valorize o seu serviço.

Teve uma época em que fazia freelas todos os dias, sem parar, até de fim de semana e férias. Foi logo no começo da minha jornada. Resultado? Eu era paga mal e ainda vivia desmotivada e esgotada emocionalmente. Tive de pausar e ficar uns dias completamente sem escrever nada, nem uma vírgula se quer. Depois já comecei a determinar o meu preço e quais trabalhos eu queria. Se você não faz aquilo que gosta, do que adianta?

Vocês já tiveram alguma dificuldade na carreira freelancer? Na revisão ou produção de textos? Quero saber de você!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s