Responsabilidade de ser freelancer

comentario-de-texto_318-33103

Em algum post já tinha comentado como ser freelancer requer muita responsabilidade e comprometimento. Afinal, não é para menos. Mesmo que ser freelancer tenha uma certa flexibilidade, quando você se compromete a entregar um serviço você não pode simplesmente atrasá-lo ou “sumir do mapa”. Se você não sabe conciliar o seu dia a dia como freelancer, organizando seus horários, cumprindo os prazos estabelecidos, você não terá credibilidade.

Quando você compõe um texto é preciso mais do que a sua opinião, o seu ponto de vista. É necessário pesquisa, e muita (já devo ter falado isso muitas vezes). O que acontece é simplesmente pescar o assunto na sua cabeça e desenvolver o texto. Claro que se for um texto opinativo, crítico, pessoal e informal, não há problema, porém, se for um cliente que quer um texto sobre tecnologia ou sobre entretenimento, você precisa pesquisar e escrever um texto de qualidade.

Mesmo que te contratem para ser ghostwriter, inevitavelmente, o seu texto terá as suas características e, querendo ou não, fará parte do seu portfolio, carregará seu nome porque você sabe disso e o cliente também. Logo, para que haja um relacionamento duradouro entre as partes deve haver responsabilidade.

Responsabilidade no texto

A produção de texto requer uma pesquisa abrangente e ao mesmo tempo específica para que você possa desenvolver todas as estruturas de um bom texto. Entretanto, não se pode simplesmente dar argumentos que não têm fundamentos, ou pior, que não têm comprovação. Lembrando que existe a diferença entre ponto de vista e senso comum.

  • Por exemplo:

Dizer que “Somos dependentes da tecnologia” é senso comum, principalmente em nossa sociedade já que vivemos conectados 24 horas. É um fato. Nós acompanhamos a evolução da tecnologia.

Dizer que “Os macacos são os animais mais inteligentes do mundo” é ponto de vista, porque você precisa confirmar a informação com dados, informações que aleguem essa frase. Por isso a necessidade da pesquisa, uma vez que ela lhe fornece os subsídios para você construir o texto. E não se pode esquecer que as pesquisas tendem a mudar, a alterar, conforme a sociedade evolui.

Pesquisa em site

Deve-se tomar muito cuidado na hora de pesquisar. Quando estamos na faculdade os artigos acadêmicos, científicos, mestrados e doutorados, além de livros são as melhores fontes de pesquisas, porque transmitem credibilidade. Há sites bons que são criados com base em autores e pesquisas, porém, há outros que não oferecem nenhum tipo de credibilidade. Então, se gostou de uma informação em um site, pesquise em outro e confirme, verifique. Nunca é demais.

Aliás, conforme você ganha experiência você acaba descobrindo sites que têm uma linguagem truncada e se você pesquisar mais um pouco descobrirá que, na verdade, o artigo foi copiado de um site de língua estrangeira e traduzido para o português. E além de não citar as referências, isto é, avisando que o texto é da página X e do autor Y, a estrutura é a mesma e a tradução tende a ser literal. Isso é considerado um plágio.

Lembre-se de que não há problemas pegar a ideia, o ponto de vista, os dados de um site se você referencia-los direito e construir um texto, com as suas palavras, mostrando a sua capacidade de unir ideias, mostrar seu senso crítico e etc. E a faculdade de Letras ajudou muito nesse sentido, porque você aprende a desenvolver um texto, referenciando, dando seu ponto de vista e enriquecendo cada vez mais a sua produção.

Fazer um texto baseando-se em apenas um único site é dar “tiro no pé”. Sempre busque mais dados, mais informações. Você só tende a melhorar o seu texto.

Então, gostou do texto? Sabia que era preciso tudo isso? Comente!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s