O marketing de conteúdo

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Galera o post de hoje é sobre o marketing de conteúdo. Quem trabalha com publicidade ou é freelancer, já deve ter reparado nesse conceito. Pense que, para escrever um texto é necessário mais que uma estruturação bem formada, é necessário um conteúdo informativo, útil e relevante para que o público-alvo leia e se sinta atraído, engajado. É aí que se encontra o cerne do marketing de conteúdo.

Expertise em marketing de conteúdo

Quanto mais lemos, mais procuramos assuntos e referências, nós nos sentimos meio que expert na produção de conteúdo, principalmente se concentrarmos em apenas um nicho. Hoje, por exemplo, estou escrevendo muito sobre Marketing de Entrada, Marketing Digital, Jornada do Cliente, Marketing de Conteúdo e etc. Todos esses temas estão interligados, como se fossem interdependentes e complementares entre si. Chega uma hora que de tanto você ler e escrever sobre o assunto, não há necessidade de buscar mais referência. Porque, literalmente, você é a referência.

Ah! O marketing de conteúdo não está presente apenas no seu blog ou site viu? Ele está nas mídias sociais, quando você escreve um e-mail marketing e até dentro das suas campanhas!

Diversos pontos de vista + atualização

Claro que a frustração existe quando você escreve como ghostwriter (ainda vai ter um post mais detalhado sobre isso!), porém você se sente realmente expert, mesmo não sendo um profissional propriamente da área. Como sou mulher, a facilidade de escrever sobre moda e beleza feminina, por exemplo, também é notável, uma vez que buscamos as nossas referências, experiências e opiniões. Mas, é importante que você não apresente apenas a sua abordagem. Posso pensar que sou expert, entretanto, sempre tenho que observar o tema de forma nova, de modo que os textos fiquem diferentes entre si e atenda às necessidades do público. Além disso, os temas sofrem atualização ou inovação.

Não se esqueça de validar as informações que você encontra em sites e portais. Não busque o conteúdo em qualquer site. Isso também é essencial.

É preciso estar atento a tudo e sempre montar um conteúdo valioso que a pessoa irá ler e se identificar e conseguir solucionar a sua dúvida e ainda querer comentar. Para isso é recomendado seguir algumas dicas:

Dicas de como escrever um conteúdo informativo:

  1. É vital que se utilize argumentos bons. Isso quer dizer que usar pesquisas, dados e até referências enriquece muito o texto. Lembrando sempre em intercalar as informações com a sua criatividade para que não ocorra plágio. Escreva em cima de uma pesquisa e engaje!
  2. Ao definir suas palavras-chave é interessante você trabalhar nelas no decorrer do texto. Dessa forma, o leitor é guiado. O que acontece muitas vezes é usar uma palavra-chave em um contexto diferente do tópico, o que pode frustrar o leitor. Não o engane. Produza conteúdo de qualidade.
  3. Usar call-to-actions é obrigatório. O CTA é a ação que você quer que o usuário faça em seu conteúdo (ou e-mail marketing), por exemplo: “comente”, “acesse nossas redes sociais”, “compartilhe”, “continue navegando”. Há muitos outros tipos de CTA. Nos e-mails marketing há: “clique aqui para se inscrever em nossa newsletter”, “a promoção é válida até hoje, clique”, “separamos para você os melhores produtos, olhe”. Pegou a ideia?
  4. Interaja com o leitor. Dependendo do cliente é necessário usar uma linguagem mais formal, enquanto outros querem uma linguagem mais simples, mais informal. Seja como for, em ambas as possibilidades é necessário interagir. Questionar o leitor, usar expressões novas, definir outras deixam o texto mais leve e didático, como se fosse uma conversa mesmo.
  5. Não use gírias. Não discriminar nada. Não copie e cole de outros sites. São três regras básicas.

Acho que é isso. O marketing de conteúdo é um importante componente de qualquer texto, uma vez que você não quer apenas vender e sim informar. Pense nisso. E se quiser alguma ajuda, pode contar com a Freelancer Anônima. Alguma dúvida ou sugestão? Comente!

 

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