A revisão de textos

revisor-importante

Olá de volta, caros leitores e usuários. Tudo bem por aí?

Por um bom tempo fui apenas redatora freelancer, escrevia, escrevia. A revisão surgiu na própria faculdade, com pedidos de revisões de TCCs e monografias. Foi aí que entrei no universo de revisão. E foi incrível.

Importância da revisão de textos

A revisão de textos tem uma importância muito grande na vida de todos, se vocês ainda não repararam. A partir do momento que você escreve um texto, traduz as suas ideias e une os conectivos, os argumentos e tudo mais, é muito gostoso saber interpreta-lo, analisa-lo e compreendê-lo. Todos devem ter essa capacidade de interpretar, afinal, é uma das primeiras lições que aprendemos quando somos pequenos. Em todos os anos as provas de português têm perguntas sobre um texto. Isso permite que nós treinemos o nosso senso crítico, a nossa opinião.

E quando o texto está mal estruturado, há ambiguidade (a não ser que o autor queira esse efeito de sentido), há dificuldade em entender o que o autor quer dizer. Problemas com ortografia, coesão e coerência não podem existir em um artigo acadêmico, um TCC. Em contrapartida, em livros de ficção, fantasia, aventura e etc, há a liberdade de usar recursos estilísticos de propósito para enfatizar, chamar atenção e até caracterizar o gênero, o estilo do autor.

O papel do revisor

Um revisor de textos tem muita responsabilidade. Porque além de observar a ortografia, é preciso compreender a história, a interpretação correta, porque às vezes uma simples mudança pode alterar todo o sentido. Saber a diferença entre os “porquês”, as conjunções e os sinais de pontuação são alguns exemplos que precisam de atenção. E o revisor revisa, obviamente.

Aliás, é comum observar uma pessoa que nos conta uma história intrigante e muito curiosa e quando passa para o papel a história fica completamente diferente e até monótona demais. Têm pessoas que não conseguem traduzir e isso é tão normal. Pratique. Treine. Além disso, saiba que é ainda mais comum as pessoas não conseguirem revisar seus próprios textos porque sabem ele de cor e salteado, não sabendo observa-lo objetivamente, como se nunca tivesse lido. É aí que o revisor também entra. Porque ele observa os mínimos detalhes.

A relação entre o cliente e revisor é muito construtiva, uma vez que aprendem um com o outro. E isso só enriquece a obra, a experiência.

O papel do revisor de textos é garantir que a ideia do autor está inteiramente na obra, no TCC, seja o que for. É ajeitar, é adequar. Está precisando de revisão? A Freelancer Anônima pode te ajudar, não se esqueça!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s